DAMAS CLASSICAS em Lagos

http://www.youtube.com/watch?v=fhOYvpS9JLo
Vêja no Youtube, os filmes das nossas partidas favoritas...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Material do baú

De um anterior anterior blog sobre damas extraímos alguns artigos que achamos de interesse.
Problema Nº. 5


A simplicidade destas posições têm o objectivo de os principiantes e aficionados contactarem com as regras e os segredos deste jogo.
Pensamento, táctica, cérebro em exercício, actividade mental, é como vitmina que alimenta e prolonga a vida.

VAMOS JOGAR ÀS DAMAS !...

Os pequenos segredos

Para iniciados.

Existem jogadas e finais que são conhecidos por nomes para se identificarem. Por exemplo; A Judia, o Suporte, O Ping-Pong, a Forçada, a Barca, etc. Hoje damos dois exemplos de "O Suporte". O suporte é a base (apoio) de um golpe..

Solução: 9-13 (criando o apoio) 18x9, e 10-13 !!! Ganham as Brancas

Solução: 9-13 (criando o apoio) 17x10, 19-22 !!! e ganham as brancas

*Lembro que os quadrados (casas) do tabuleiro são numeradas de 1 a 32. A primeira casa do lado direito do jogador que joga com as brancas é a casa nº. 1, e a primeira casa do lado direito do jogador que joga com as pretas é a casa Nº. 32.

O Mestre algarvio Cap. António Deodato

Neste canto de Portugal, mais precisamente na Vila do Bispo nasceu o Capitão António dos Santos Deodato, um grande damista, Campeão Nacional da INATEL.
Pelo critério que temos seguido apresentamos este jogo prático para mostrar aos mais novos que os campeões também perdem e até com erros infantis.

Deodato - Carvalho
10-13 24-20, 12-16 22-19, 11-15 20-11, 6-22 26-19, 5-10 21-17, 13-18 28-24, 2-6 32-28, 7-12 19-14, 10-19 23-14, 6-10 14-5, 1-10 28-23, 4-7 29-26, 7-11... Jogam as Pretas e Ganham.
Hoje vamos desenvolver o jogo no tabuleiro sem gráfico. Mãos à obra !

Outros Tempos

NO CAFÉ PORTUGAL (na altura dirigido pelo Sr. José Figueiras)
.
"Comendo as pedras do gamão"

Para ali convergiam todos os aficionados Lacobrigenses do jogo das Damas. Depois do trabalho até à hora do jantar uns jogavam e outros cercavam os jogadores espreitando o tabuleiro e tecendo comentários sobre este ou aquele lance. Eu, ainda jovem ganhei o gosto por aquele jogo ali no antigo Café Portugal - Lagos. Hoje, confesso que não existiam por ali grandes jogadores, mas era notado um grande frenesi que se misturava no fumo do tabaco e no aroma da cafeína. O Sr. Marreiro, o sr. Furtado, o Joaquim Encarnação, o sr. Carlos do Museu, o sr. Pires, até o Manuel Serrão e o Rosado que vinham dos arredores da cidade em visitas fortuitas, mas intencionais. Havia sempre alguém que fazia deslizar as pedras pelo tabuleiro. Num desses dias jogavam o sr. Marreiros com o Armindo "Ranhuça" (personagem típica e engraçada da cidade, mas mau jogador ). Enquanto o jogo decorria, o sr. Marreiros -jogador razoável - ia deixando (intencionamente) o "Ranhuça" comer-lhe as pedras e enquanto o distraía com conversa, colocava no tabuleiro as pedras do Gamão que estavam noutra mesa ao lado. Às páginas tantas o burburinho rebentou quando o "Ranhuça" olhou para a quantidade de pedras que já tinha comido e zangado disse em voz alta. -Então eu já comi estas pedras todas e o jogo nunca mais acaba ? Claro que o foi a risada geral de quem assistiu ao burlesco.